top of page

Considerando que o termo yoga significa integração ou comunhão, não me considero um professor, afinal não há nada que eu possa 'ensinar' sobre este estado de consciência, que qualquer pessoa já não saiba... Por isso, me vejo mais como um facilitador de yoga. Repare que nesta forma de ver, quando digo yoga, não me refiro às técnicas (posturas, respirações, meditação, etc), mas à experiência subjetiva que vivenciamos ao praticá-las.

 

Hoje, depois de 27 anos de mergulho no yoga, realizo que este estado não é algo distante que se ambicione conquistar; pelo contrário, é a nossa própria natureza mais íntima e essencial e, portanto, está sempre disponível neste eterno agora. - Basta que "olhemos" na direção certa.

E, neste contexto, o meu trabalho é facilitar essa 'lembrança essêncial'.

Facilitador de Yoga

Toda a filosofia por trás do yoga, ao meu ver, pode ser simplificada da seguinte forma: Enquanto egos, somos como as ondas na superfície do oceano - cada onda é única e inédita, com seu brilho peculiar. Nós também - nunca houve nem haverá uma pessoa igual a outra - a diversidade é o tempero da vida! Porém, esse ‘ondular’ é algo que o oceano inteiro está fazendo e portanto, não existe nenhuma gota isolada da outra!

...Quando a onda se dissolve nas profundezas, ela é o oceano inteiro!

E vivenciar o Yoga é dissolver a consciência

individual na Consciência Una, ou oceânica! 

bottom of page