top of page

Meditação é a pratica da atenção plena no momento presente. Diferente de concentração mental, abre-se o foco em direção a uma consciência panorâmica só que 360° (pra dentro e pra fora)... até se dissolver e transcender o sendo de identidade.

Esta prática resgata a paz e a quietude pois acessa um campo de infinitas possibilidades da consciência.

É uma prática espiritual, entendendo espiritualidade como a conexão do ser humano consigo mesmo e com os planos superiores. Para não nos perdermos em devaneios / pensamentos, despertamos e cultivamos a consciência-testemunha e nos alinhamos com o fluxo da vida, despertando nossa potência interna e a sabedoria de saborear cada momento na fluidez do devir!

Meditar é apaziguar coração e mente, corpo e espírito e entrar em comunhão com o plano superior. Além do que, a Ciência já pesquisa a fundo os benefícios da meditação. O psicólogo Richard Davidson da Universidade de Wisconsin em experimentação recente, comprovou de forma brilhante os efeitos da meditação no que tange a reestruturação de nossa massa cinzenta. Embora as neurociencias digam que as conexões neurais do cérebro estabeleçam-se na infancia e assim se mantêm durante toda a vida, os testes de Davidson comprovaram que a estrutura de nossa massa cinzenta pode ser alterada através de treinamento em um processo que podemos chamar de plasticidade cerebral. Ou seja, Davidson provou que através de atividades puramente mentais, pode-se modificar o cérebro.

A maior atividade do córtex frontal esquerdo produz mais serenidade e cria uma maior capacidade de superar emoções negativas, ou seja, uma possibilidade maior de felicidade. Davidson reuniu um grupo de monges budistas com milhares de horas de meditação e descobriu que o córtex frontal esquerdo destes tinham uma atividade muito maior do que o grupo de pessoas que nunca havia feito meditação.

Claro que choveram críticas dos cientistas dizendo que estes monges poderiam já ter propensão a este tipo de elaboração cerebral. Foi daí que Davidson reuniu um grupo de 150 trabalhadores de uma empresa e deu a eles treinamento durante alguns meses de meditação.

De acordo com as medições do eletroencefalograma, a atividade do lobo frontal daqueles que participaram do treinamento deslocou-se da direita para a esquerda. Isto refletiu no seu bem-estar constante no relato dos participantes como diminuição de medos e um estado de espírito mais positivo. Os que não tiveram treinamento não sofreram nenhuma alteração.

"A proteína da graça divina não está na doutrina mas na meditação."                             (Gilberto Gil)        
bottom of page